Catecismo Maior de São Pio X: Terceiro Catecismo Da Doutrina Cristã (1905)
  • 1) Sois cristão?
    • Sim, sou cristão pela graça de Deus.
  • 10) Quantas e quais são as partes principais e mais necessárias da Doutrina Cristã?
    • As partes principais e mais necessárias da Doutrina Cristã são quatro: o Credo, o Pai-Nosso, os Mandamentos e os Sacramentos.
  • 11) Que nos ensina o Credo?
    • O Credo ensina-nos os principais artigos da nossa santa Fé.
  • 12) Que nos ensina o Pai-Nosso?
    • O Pai-Nosso ensina-nos tudo o que devemos esperar de Deus, e tudo o que Lhe devemos pedir.
  • 13) Que nos ensinam os Mandamentos?
    • Os Mandamentos ensinam-nos tudo o que devemos fazer para agradar a Deus; em resumo, amar a Deus sobre todas as coisas, e amar ao próximo como a nós mesmos, por amor de Deus.
  • 14) Que nos ensina a doutrina dos Sacramentos?
    • A doutrina dos Sacramentos faz-nos conhecer a natureza e o bom uso desses meios que Jesus Cristo instituiu Para nos perdoar os pecados, comunicar-nos a sua graça, e infundir e aumentar em nós as...
  • 15) Qual é a primeira parte da Doutrina Cristã?
    • A primeira parte da Doutrina Cristã é o Símbolo dos Apóstolos, chamado vulgarmente Credo.
  • 16) Por que chamamos ao Credo Símbolo dos Apóstolos?
    • O Credo chama-se Símbolo dos Apóstolos, porque é um compêndio das verdades da Fé, ensinadas pelos Apóstolos.
  • 17) Quantos artigos tem o Credo?
    • O Credo tem doze artigos.
  • 18) Dizei-os.
    • 1) Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra. 2) E em Jesus Cristo, um só seu Filho, Nosso Senhor. 3) O qual foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu de Maria Virgem. 4)...
  • 19) Que quer dizer a palavra "Credo, eu creio" que dizeisno começo do Símbolo?
    • A palavra Credo, eu creio quer dizer: eu tenho por absolutamente verdadeiro tudo o que nestes doze artigos se contém; e o creio mais firmemente do que se o visse com os meus olhos, porque Deus, que...
  • 2) Por que dizeis pela graça de Deus?
    • Digo: pela graça de Deus, porque o ser cristão é um dom de Deus, inteiramente gratuito, que nós não podemos merecer.
  • 20) Que contêm os artigos do Credo?
    • Os artigos do Credo contêm tudo o que de mais importante devemos crer acerca de Deus, de Jesus Cristo e da Igreja, sua Esposa.
  • 21) É muito útil rezar freqüentemente o Credo?
    • É utilíssimo rezar freqüentemente o Credo, para imprimirmos cada vez mais no coração as verdades da Fé.
  • 22) Que nos ensina o primeiro artigo do Credo: creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra?
    • O primeiro artigo do Credo ensina-nos que há um só Deus, o qual é todo-poderoso, e criou o céu e a terra e todas as coisas que no céu e na terra se contêm, isto é, todo o universo.
  • 23) O Como sabemos nós que há Deus?
    • Sabemos que há Deus, porque a nossa razão no-lo demonstra, e a fé no-lo confirma.
  • 24) Por que se dá a Deus o nome de Pai?
    • Dá-se a Deus o nome de Pai: 1) porque é Pai, por natureza, da segunda Pessoa da Santíssima Trindade, isto é, do Filho por Ele gerado; 2) porque Deus é Pai de todos os homens, que Ele criou, conserva e...
  • 25) Por que o Pai é a primeira Pessoa da Santíssima Trindade?
    • O Pai é a primeira Pessoa da Santíssima Trindade, porque não procede de outra Pessoa, mas é o princípio das outras duas Pessoas, isto é, do Filho e do Espírito Santo.
  • 26) Que quer dizer a palavra todo-poderoso?
    • A palavra todo-poderoso quer dizer que Deus pode fazer tudo o que quer.
  • 27) Deus não pode pecar nem morrer; como é então que se diz que Ele pode fazer tudo?
    • Diz-se que Deus pode fazer tudo, embora não possa pecar nem morrer, porque o poder pecar ou morrer não é eleito de potência mas de fraqueza, a qual não pode existir em Deus, que é...
  • 28) Que quer dizer Criador do céu e da terra?
    • Criar quer dizer fazer do nada; portanto, Deus diz-se Criador do céu e da terra, porque fez do nada o céu e a terra, e todas as coisas que no céu e na terra se contêm, isto é, todo o universo.
  • 29) O mundo foi criado somente pelo Pai?
    • O mundo foi criado igualmente por todas as três Pessoas divinas, porque aquilo que uma Pessoa faz relativamente às criaturas, fazem-no com um só e o mesmo ato também as outras.
  • 3) E quem é verdadeiro cristão?
    • Verdadeiro cristão é aquele que é batizado, crê e professa a doutrina cristã e obedece aos legítimos Pastores da Igreja.
  • 30) Por que então a criação se atribui particularmente ao Pai?
    • Atribui-se a criação particularmente ao Pai, porque a criação é efeito da onipotência divina a qual se atribui particularmente ao Padre, como se atribui a sabedoria ao Filho e a bondade ao Espírito...
  • 4) Que é a Doutrina Cristã?
    • A Doutrina Cristã é a doutrina que JesusCristo Nosso Senhor nos ensinou, para nos mostrar o caminho da salvação.
  • 5) É necessário aprender a doutrina ensinada por Jesus Cristo?
    • Certamente, é necessário aprender a doutrina ensinada por Jesus Cristo, e cometem falta grave aqueles que se descuidam de o fazer.
  • 6) Os pais e patrões estão obrigados a mandar ao catecismo os seus filhos e dependentes?
    • Os pais e patrões são obrigados a procurar que seus filhos e dependentes aprendam a Doutrina Cristã; e são culpados diante de Deus, se desprezarem esta obrigação.
  • 7) De quem devemos nós receber e aprender a Doutrina Cristã?
    • Devemos receber e aprender a Doutrina Cristã da Santa Igreja Católica.
  • 8) Como é que temos a certeza de que a Doutrina Cristã, que recebemos da Santa Igreja Católica, é verdadeira?
    • Temos a certeza de que a Doutrina Cristã, que recebemos da Igreja Católica, é verdadeira, porque Jesus Cristo, autor divino desta doutrina, a confiou por meio aos seus Apóstolos à Igreja Católica, por...
  • 9) Há mais provas da verdade da Doutrina Cristã?
    • A verdade da Doutrina Cristã é demonstrada ainda pela santidade eminente de tantos que a professaram e professam, pela heróica fortaleza dos mártires, pela sua rápida e admirável propagação no mundo,...
Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License