Orações Católicas Tradicionais

1. Anjo da Guarda
2. Armadura Para o Combate Espiritual
3. Ato de contrição I
4. Ato de contrição II
5. Ato de contrição III
6. Ato de Contrição IV
7. Ato de Fé
8. Confissão
9. Consagração à Nossa Senhora
10. Consagração ao Imaculado Coração de Maria
11. Consagração ao Sagrado Coração de Jesus
12. Conversa com o Sagrado Coração de Jesus
13. Credo Niceno-Constantinopolitano
14. Credo (Símbolo dos Apóstolos)
15. Hino de Louvor
16. Jaculatórias
17. Oferecimento de si mesmo
18. Oração à Cristo
19. Oração à Jesus Salvador
20. Oração à Nossa Senhora (Lembrai-vos)
21. Oração a São Miguel Arcanjo
22. Oração ao Despertar
23. Oração ao Espírito Santo
24. Oração ao Nosso Senhor Redentor
25. Oração da Serenidade
26. Oração de São Francisco de Assis
27. Oração de São Nicolau
28. Oração pela manhã
29. Orações ditadas em Fátima
30. Salve Rainha
31. São Bento

1) Anjo da Guarda
Santo Anjo do Senhor meu zeloso guardador já que a ti me confiou a piedade Divina: sempre me rege, me guarde, me governe e ilumine. Amém.
2) Armadura Para o Combate Espiritual
(Efésios 6, 10-20)
3) Ato de contrição I
Meu Jesus, crucificado por minha culpa, estou arrependido pois ofendi a vós que sois tão bom e mereci ser castigado(a) neste mundo e no outro. Perdoai-me, Senhor! Não quero mais pecar! Amém!
4) Ato de contrição II
Ó Jesus misericordioso, de amor inflamado, não Te houvesse nunca ofendido! Ó meu caro e bom Jesus, com Tua santa graça, não Te quero ofender mais, nem mais Te desagradar, porque Te amo acima de tudo. Meu Jesus, misericórdia; perdoa-me.
5) Ato de contrição III
Meu Senhor Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador, Pai e Redentor meu. Por ser vós quem sois e porque vos amo sobre todas as coisas, pesa-me de todo o meu coração de vos ter ofendido, proponho firmemente a emenda de minha vida para nunca mais pecar, apartar-me de todas ocasiões de ofender-vos, confessar-me e cumprir a penitência que me foi imposta. Vos ofereço, Senhor minha vida, obras, e trabalhos em satisfação de todos os meus pecados e assim como vos suplico, assim confio em vossa bondade e misericórdia infinitas que mos perdoareis pelos méritos de vosso preciosíssimo sangue, paixão e morte e me dareis graça para emendar-me e perseverar em vosso santo serviço até o fim de minha vida. Amém.
6) Ato de Contrição IV
Meu Deus, porque sois infinitamente Bom, eu Vos amo de todo o meu coração, bendito seja, pesa-me de Vos ter ofendido, e, com o auxílio da vossa divina graça, proponho firmemente emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender; peço e espero o perdão das minhas culpas, pela vossa infinita misericórdia. Amém.
7) Ato de Fé
Eu creio firmemente que há um só Deus, em três pessoas, realmente distintas: Pai, Filho e Espírito Santo, que dá o céu aos bons e o inferno aos maus, para sempre. Creio que o Filho de Deus Se fez homem, padeceu e morreu na cruz para nos salvar, e que ao terceiro dia ressuscitou. Creio tudo o mais que ensina a Santa Igreja Católica, Apostólica, porque Deus, verdade infalível, lho revelou. E nesta crença, quero viver e morrer. Amém.
8) Confissão
Confesso a Deus todo-poderoso e a vós irmãos, que eu pequei muitas vezes por pensamentos, palavras, actos e omissões por minha culpa, minha tão grande culpa. Peço à Virgem Maria aos Anjos e Santos e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus Nosso Senhor. Amém
9) Consagração à Nossa Senhora
Ó minha Senhora, ó minha Mãe! Eu me ofereço inteiramente todo a Vós, e em prova de minha devoção para convosco, eu vos consagro neste dia (nesta noite) meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e inteiramente todo meu ser. E por que assim sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém.
10) Consagração ao Imaculado Coração de Maria
Ó coração Imaculado de Maria, repleto de bondade, mostrai-nos o vosso amor. A chama do vosso Coração, ó Maria, desça sobre todos os homens! Nós vos amamos infinitamente! Imprimi no nosso coração o verdadeiro amor, para que sintamos o desejo de Vos buscar incessantemente. Ó Maria, Vós que tendes um Coração suave e humilde, lembrai-vos de nós quando cairmos no pecado. Vós sabeis que todos os homens pecam. Concedei que, por meio do vosso materno e Imaculado Coração, sejamos curados de toda doença espiritual. Fazei que possamos sempre contemplar a bondade do vosso materno Coração e nos convertamos por meio da chama do vosso Coração. Amém.
11) Consagração ao Sagrado Coração de Jesus
Ó Jesus, sabemos que fostes manso e oferecestes, por nós, o Vosso Coração. Coração coroado por espinhos e pelos nossos pecados! Sabemos que hoje também rezais pela nossa salvação. Jesus, lembrai-Vos de nós quando cairmos no pecado. Fazei que, por meio do Vosso Santíssimo Coração, todos nós, seres humanos, nos amemos. Desapareça o ódio do seio da humanidade! Mostrai-nos o Vosso amor. Todos nós Vos amamos e desejamos que o Vosso Coração de Pastor nos proteja de todo o pecado. Entrai em todos os corações, ó Jesus! Batei. Batei à porta do nosso coração. Sede paciente e perseverante. Nós continuamos ainda fechados, porque não compreendemos a Vossa vontade. Batei continuamente. Fazei, ó bom Jesus, que saibamos abrir para Vós os nossos corações, ao menos quando nos lembrarmos da Vossa paixão, que sofrestes por nós. Amém.
12) Conversa com o Sagrado Coração de Jesus
Meu Sagrado Coração de Jesus, em Vós deposito toda minha confiança e esperança. Vós que sabeis tudo, Pai, o Senhor do universo, Sois o Rei, Vós que fizeste o cego ver, o paralítico andar, o morto voltar a viver, o leproso curar, Vós que vedes as minhas angustias, bem sabeis, Divino Coração, como preciso alcançar esta graça (pede-se a graça com fé). A minha conversa Convosco me dá ânimo e alegria para viver, só de Vós espero com fé e confiança (Pede-se novamente a graça). Fazei Sagrado Coração de Jesus, que antes de terminar esta conversa, eu alcance esta tão grande graça. E para Vos agradecer, publicarei esta graça para que os homens aprendam a ter fé e confiança em Vós: iluminai os meus passos, Sagrado Coração de Jesus, eu tenho confiança em Vós, Sagrado Coração de Jesus aumentai minha fé. Amém.
13) Credo Niceno-Constantinopolitano
Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E, por nós, homens, e para a nossa salvação, desceu dos céus: (aqui todos se ajoelhem) e encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. (aqui todos se levantem) Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as escrituras; E subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. Espero a ressurreição dos mortos; E a vida do mundo que há de vir. Amém.
14) Credo (Símbolo dos Apóstolos)
Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na santa Igreja Católica; na comunhão dos Santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; na vida eterna. Amém
15) Hino de Louvor
Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso. Nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo, só Vós, o Senhor; só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo; com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
16) Jaculatórias
"Auxiliadora dos Cristãos, rogai por nós".
"Eu sou todo vosso, ‎ e tudo o que é meu vos pertence". (Tuus totus ego sum, et omnia mea tua sunt)
"Santa Maria mãe de Deus, tu és amada, tu és Agraciada"
"Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos à vos"
"Ó Santíssima Trindade, eu Vos adoro. Meu Deus, meu Deus, eu Vos amo no Santíssimo Sacramento"
"Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém"
17) Modelo de formatação principal
[[>]]

imprimir
[[/>]]

%%content%%

18) Oferecimento de si mesmo
Tomai, Senhor, e recebei toda a minha liberdade, a minha memória, o meu entendimento e toda minha vontade. Tudo o quanto tenho é possuo de Vós o recebi. Por isso, a Vós, Senhor, entrego e restituo para que disponhais de tudo segundo a sua vontade. Concedei-me somente o vosso amor e a vossa graça, que isso me basta, e não desejo outra coisa da vossa misericórdia infinita. Amém.
19) Oração à Cristo
Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me. Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, purificai-me. Paixão de Cristo, confortai-me. Ó meu bom Jesus, ouvi-me. Dentro de Vossas Chagas, escondei-me. Não permitais que eu me separe de Vós. Do inimigo maligno, defendei-me. Na hora de minha morte, chamei-me. E mandai-me ir para Vós, Para que eu, com Vossos santos, Vos louve, Por todos os séculos dos séculos. Amém.
20) Oração à Jesus Salvador
Jesus Salvador, meu Senhor e meu Deus, meu Deus e meu tudo, que com o sacrifício, que com o sacrifício da cruz, redimiu e libertou do poder de Satanás, Te peço que me liberte de cada presença maléfica e de cada influência do maligno. Te rogo em Teu nome; Te rogo pelas Tuas chagas; Te rogo pele Teu sangue; Te rogo pela Tua cruz; Te rogo pela intercessão de Maria Imaculada e amada. O sangue e a água que saíram do seu sacrifício, Caiam sobre mim para purificar-me, Libertar-me, guardar-me. Amém.
21) Oração à Nossa Senhora (Lembrai-vos)
Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, de que nunca se ouviu dizer que algum dos que recorreram à vossa proteção, imploraram a vossa assistência e clamaram por vosso socorro tenha sido por Vós desamparado. Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular, como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos vossos pés. Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.
22) Oração a São Miguel Arcanjo
São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra a maldade e as ciladas do demônio! Ordene-lhe, Deus, instantemente o pedimos; e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai ao inferno satanás e todos os espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas. Amém
23) Oração ao Despertar
Meu Deus, agradeço-Vos humildemente todos os benefícios que me tendes feito. Por um efeito da Vossa bondade, vejo ainda este dia; quero empregá-lo unicamente em servir-Vos. Consagro-Vos todos os meus pensamentos, palavras, obras e aflições: abençoai-as, Senhor, para que nada haja em mim que não seja animado do Vosso amor, e que seja tudo para a Vossa maior honra e glória. Amém.
24) Oração ao Espírito Santo
Espírito Santo, Vós que me esclareceis tudo, Vós que iluminais todos os caminhos para que eu atinja o meu ideal, Vós que me dais o dom divino de perdoar e esquecer o mal que me fazem, quero, neste curto diálogo, vos agradecer por tudo e confirmar mais uma vez que jamais quero me separar de Vós, por maiores que sejam as tentações materiais. Pelo contrário, quero tudo fazer em prol da humanidade para que possa merecer a glória perpétua na vossa companhia e na companhia de meus irmãos. Ó divino Espírito Santo, iluminai-me! Amém!
25) Oração ao Nosso Senhor Redentor
Alma de Cristo, santificai-me. Corpo de Cristo, salvai-me. Sangue de Cristo, inebriai-me. Água do lado de Cristo, purificai-me. Paixão de Cristo, confortai-me. Ó bom Jesus, escutai-me. Dentro das Vossas chagas, escondei-me. Não permitais que eu me separe de Vós. Do espírito maligno, defendei-me. Na hora da morte, chamai-me. e mandai-me ir para Vós, para que, com os Vossos santos, Vos louve. Por todos os séculos dos séculos. Amém!
26) Oração da Serenidade
Concedei-nos, senhor a serenidade necessária para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem de modificar aquelas que podemos e sabedoria para distinguir umas das outras.
27) Oração de São Francisco de Assis
Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor; Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; Onde houver discórdia, que eu leve a união; Onde houver dúvida, que eu leve a fé; Onde houver erro, que eu leve a verdade; Onde houver desespero, que eu leve a esperança; Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; Onde houver trevas, que eu leve a luz. Ó Mestre, Fazei que eu procure mais consolar, que ser consolado; mais compreender, que ser compreendido; mais amar, que ser amado. Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado; e é morrendo que se vive para a vida eterna. Amém.
28) Oração de São Nicolau
Meu Senhor e meu Deus, Tirai de mim tudo quanto possa afastar-me de Vós! Meu Senhor e meu Deus, concedei-me tudo quanto possa atrair-me a Vós! Meu Senhor e meu Deus, tomai-me todo e fazei-me inteiramente Vosso! Amém.
29) Oração pela manhã
† Pelo Sinal da Santa Cruz, † livai-nos, Deus Nosso Senhor, † dos nossos inimigos. † Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.
30) Orações ditadas em Fátima
"Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam."1 "Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o precioso Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da Terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores."2
31) Salve Rainha
Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura, e esperança nossa, salve! A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva, a Vós suspiramos, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Eia, pois, Advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria. Rogai por nós santa Mãe de Deus para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém
32) São Bento
= São Bento, água benta, Jesus Cristo no altar, arrede o bicho mal, Deixe o Filho de Deus passar.
Português Latin
A cruz sagrada seja minha luz Crux sacra sit mihi lux
Não seja o dragão meu guia Non draco sit mihi dux
Retira-te Satanás Vade retro satana
Cessa de aconselhar-me coisas vâs Numquam suade mihi vana
Bebe tu mesmo o teu veneno Ipse venena bibas
Salvo indicação em contrário, o conteúdo desta página é licenciado sob Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License